marcio-schiazs-expositionFoi em dezembro de 2007 que a Galeria de Arte Errol Flynn inaugurou sua primeira exposição individual de um artista em sua filial de Brasília, no Península Shopping do Lago Norte. Márcio Schiaz, Paulista nascido em 1965, foi o artista que mereceu esse destaque. A exposição consistiu em um pentagrama, isto é, 5 temas com 12 obras cada, totalizando 60 trabalhos. Os temas foram as cidades de S. Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Ouro Preto.

Através de seu trabalho, o público que foi na galeria Errol Flynn nesse mês de dezembro de 2007 pôde contemplar algumas das principais paisagens urbanas brasileiras e seus magníficos contrastes. Somando três grandes metrópoles, a capital e uma cidade histórica, Schiaz conseguiu reunir num só espaço a “selva de pedra”, agressiva e imponente, que é sua cidade natal; a arquitetura contemporânea e futurista – ainda hoje é possível considerar Brasília assim – do Distrito Federal; o caráter urbano, autoconfiante e alargado da capital Mineira; a história do Brasil colonial e da ocupação do sertão, em busca de riquezas fáceis, pelo colonizador português, na setecentista Ouro Preto; e o caráter único do Rio, onde se misturam a criatividade da Natureza, a metrópole, a praia e o jeito do “bom malandro”.

A exposição contava com alguns dos principais ícones arquitetônicos do Brasil. Os trabalhos de Brasília incluiam a Ponte Juscelino Kubitschek, a Catedral Metropolitana e a Esplanada dos Ministérios; de Belo Horizonte, a icônica Igreja da Pampulha; do Rio, o Pão de Açúcar; de S. Paulo, a Avenida Paulista; e de Ouro Preto, era possível admirar a igreja de São Franciso de Assis, num magnífico trabalho representando o pôr-do-sol.

Márcio Schiaz, além de pintor, é também gravador e continua até hoje desenvolvendo seu trabalho, com forte dedicação à pintura figurativa e ao trabalho paisagístico. As cidades históricas de Minas Gerais e os centros urbanos e contemporâneos das grandes metrópoles, como o Rio de Janeiro e S. Paulo, estão entre seus temas principais.